Noticias Esportes Classificados Entretenimento
Voo JJ3054: memorial é inaugurado nesta terça
"O local do memorial, para nós, é praticamente onde foram cremadas nossas famílias", diz o presidente da Afavitam, Dario Scott
Postada em: 16/07/2012 ás 12:54:01 Link:
Publicidades Surgiu-22
Os familiares de vítimas do voo TAM JJ3054, que explodiu contra o prédio da empresa há cinco anos, inauguram, nesta terça-feira, um memorial em homenagem aos mortos na tragédia. O evento é realizado pela Afavitam (Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ3054), com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.

Em 17 de julho de 2007, um Airbus A320 da companhia aérea TAM não conseguiu pousar no aeroporto, atravessou a via e bateu contra o edifício da própria empresa, deixando 199 mortos, na maior tragédia da aviação brasileira. Após a implosão do prédio, em agosto daquele ano, a área foi doada para a prefeitura.

"A inauguração deste espaço é, principalmente, um alerta para a importância da segurança do transporte aéreo e da valorização da vida", afirma o vice-presidente da Afavitam, Archelau Xavier. Sua filha, de 24 anos na época, estava entre os passageiros do avião.

O terreno na avenida Washington Luiz, 7.305, palco do acidente, tem 8,3 mil m2. Ao custo de R$ 3,6 milhões, o memorial será um espaço público. A amoreira, única árvore que resistiu ao choque, será o ponto central do memorial. Ao redor será construído um espelho d"água.

No chão, serão instalados 199 pontos de luz para a iluminação noturna. O terreno será protegido por um muro que receberá o nome de todas as vítimas. Haverá ainda um playground para diversão das crianças.

"A obra não é apenas uma homenagem aos nossos entes queridos. O local do memorial, para nós, é praticamente onde foram cremadas nossas famílias", diz o presidente da Afavitam, Dario Scott, que perdeu a filha de 14 anos na tragédia.

Confira a programação para o dia 17 de julho em São Paulo e em Porto Alegre:

São Paulo

Está previsto, das 14h às 14h40min, uma manifestação dos familiares no Aeroporto de Congonhas.

A partir das 17h30, os familiares, autoridades e convidados estarão concentrados no local do acidente com o voo da TAM, na Avenida Washington Luiz, em frente à pista do Aeroporto de Congonhas. Uma Missa Campal será ministrada pelo Bispo de Santo Amaro, Dom Fernando Antonio Figueiredo;

Às 18h51 deverá ser realizado o Toque de Silencio para registrar o horário exato do acidente (18h51min46seg, choque da aeronave e primeira explosão, 18h51min48seg, horário da segunda explosão da aeronave);

Às 19h, após a execução do Hino Nacional, iniciará a solenidade oficial de inauguração da Praça Memorial 17 de julho, projetada pelo arquiteto Marcos Cartum.

Neste dia também ocorrerá a doação, pelos familiares das vítimas, de fraldas descartáveis para 199 bebês, representando o número de vítimas do voo da TAM. As doações serão encaminhadas para o Hospital e Maternidade Cachoeirinha, localizado na zona norte de São Paulo.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, de onde partiu o voo TAM JJ3054, também serão realizados eventos em homenagem as vítimas da tragédia.

Às 14h, os familiares se reunirão no Largo da Vida, a grande rotatória localizada na Av. Severo Dullius (em frente ao Ibis Hotel), junto ao Aeroporto Salgado Filho. Nesse horário, os familiares enfeitarão com flores e fitas aquele espaço, dedicado à memória das vítimas, além de promoverem momentos de oração;

Às 15h, os familiares farão uma manifestação no Aeroporto Salgado Filho, com previsão de término às 16h;

Às 18h30 será realizada missa em memória das vítimas na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, no centro da capital gaúcha, encerrando as atividades de homenagens em Porto Alegre.
Foto: Divulgação/Afavitam Fonte: Bárbara Forte noticias@band.com.br Postador: surgiu.com (abr)


Comentarios - Facebook




Comentarios - Surgiu

*De:
*E-mail:
Mensagem
Codigo da Imagem:
Atenção: Os Comentarios aqui publicados são de total responsabilidade
de seus autores e poderão ser excluídos se conterem caráter
pejorativo, ameaças ou ofensas aos visitantes ou ao artista.


No momento não temos nenhum Comentario
cadastrado em nosso banco de dados!

Publicidade

Redes Sociais

Publicidade

Publicidade